Lançamento de plataforma no Espaço Piauí Gov Tech
Na manhã desta segunda-feira (30), a reitora da гٸ (UFPI), Nadir Nogueira, participou do lançamento do BO Fácil, primeiro serviço de registro de boletins de ocorrência (BO) via WhatsApp no estado. A cerimônia ocorreu no Espaço Piauí Gov Tech, localizado no Centro de Teresina, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário da Segurança Pública do Estado, Chico Lucas.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
Durante o lançamento, a reitora Nadir Nogueira destacou a importância da iniciativa para a Universidade e a sociedade piauiense. “É uma ferramenta desenvolvida pelos professores e estudantes da гٸ, que muito nos orgulha. Fortalece a nossa missão como instituição de ensino superior de dialogar com as demandas do estado, em particular com a segurança pública e a proteção da nossa comunidade universitária”, afirmou.
Desenvolvida por professores e estudantes da UFPI em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), a nova plataforma tem como objetivo tornar o registro de ocorrências mais ágil, seguro e acessível à população. O serviço está disponível gratuitamente pelo número 0800 086 0190 e utiliza inteligência artificial para coletar dados como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Após o preenchimento, o cidadão recebe um protocolo da ocorrência em formato PDF.
Além do registro de boletins de ocorrência, o BO Fácil oferece ainda dois outros serviços: o canal de emergência 190, com integração ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e possibilidade de envio da localização pelo WhatsApp; e a função de denúncia anônima, que permite ao cidadão repassar informações de forma sigilosa, sem precisar se identificar.
Para o governador Rafael Fonteles, a ferramenta é um passo essencial na modernização do serviço público e no combate à criminalidade. “A ferramenta vai melhorar a comunicação do cidadão, que tem agora um canal rápido e seguro para poder fazer denúncias e relatar ocorrências de violência. Mais um exemplo de transformação digital a serviço do povo”, declarou.
O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou os benefícios do serviço para populações de áreas mais isoladas e com pouca infraestrutura policial. “Isso restringe muito o acesso da população, pois nem todas as cidades têm Polícia Civil”, pontuou o gestor. Segundo ele, o serviço também ajuda pessoas que não têm cobertura telefônica, mas têm acesso à internet. “Além de fazer o BO, elas podem acessar o serviço de emergência, como o 190”, completou.
*Com informações de Governo do Estado Piauí