Brasileiros selecionados para o programa ministrarão aulas de português na França. Foto: Divulgação.
O Programa de Assistente de Língua Portuguesa na França, supervisionado por France Education International em parceria com a Embaixada da França, anuncia a abertura de inscrições para o período 2024-2025.
O programa oferece a estudantes brasileiros a chance de vivenciar a língua e a cultura na França metropolitana e em seus departamentos ultramarinos, ao mesmo tempo em que contribuem para escolas na França. Vale ressaltar que apenas brasileiros, cuja língua materna é o português e que estejam estudando no Brasil, são elegíveis para participar.
Os requisitos para candidatura incluem:
- Estar matriculado nos últimos anos de graduação em Letras ou Letras Português-Francês em uma universidade brasileira.
- Ter idade entre 20 e 30 anos.
- Residir no Brasil.
- Possuir um bom conhecimento da língua francesa, equivalente ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
- No caso de candidatos que já tenham concluído a graduação em Letras ou Letras Português-Francês, é necessário estar matriculado em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização).
Durante sua estadia na França, os assistentes brasileiros terão o status de funcionários temporários do Estado francês e a oportunidade de se matricular em uma universidade, desde que isso não afete suas responsabilidades como assistentes nas escolas designadas.
As inscrições devem ser realizadas através da plataforma ADELE, com o status administrativo "Estudante". Os candidatos devem indicar o local de sua preferência dentro das academias escolares participantes do programa, tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina (Martinica, Guadalupe, Reunião, Guiana Francesa).
O processo seletivo ocorrerá em várias etapas:
- De 20 de outubro a 30 de novembro de 2023: Lançamento do edital no Brasil e recepção de candidaturas.
- Até 20 de fevereiro de 2024: Entrevistas com os candidatos selecionados.
- Até 31 de março de 2024: Anúncio dos candidatos selecionados e envio de suas informações às academias.
- 15 de abril de 2024: Comunicação da designação dos candidatos na França metropolitana ou em seus departamentos ultramarinos.
- Até 31 de julho de 2024: Informações sobre as escolas onde os assistentes trabalharão.
O número de vagas disponíveis é determinado anualmente pelo Ministério da Educação Nacional francês. Em 2023, foram atribuídas 30 vagas para assistentes de português, incluindo 9 na Guiana Francesa.
Os assistentes nomeados permanecerão na França por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025. Eles realizarão 12 horas de trabalho por semana e receberão uma remuneração mensal líquida de aproximadamente 800€. Os assistentes que forem para a Guiana Francesa receberão um salário maior devido ao custo de vida.
É importante observar que as despesas relacionadas à viagem, seguro e visto são de responsabilidade dos assistentes, e é aconselhável que tenham pelo menos 1.000 euros de reserva ao viajar para a França.
Por fim, os assistentes de línguas não devem deixar o Brasil antes de receberem a designação oficial e concluírem as formalidades administrativas necessárias antes da partida. Todas as informações detalhadas podem ser encontradas no "Guide de l’assistant de langue en France"( para acessar), que será atualizado no a partir de maio de 2024.
Para mais informações, consulte a .