A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) da гٸ (UFPI) comemora 25 anos de inauguração no mês гٸ. Localizada no campus Ministro Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, a Biblioteca comemora os seus 25 anos de história com uma programação cultural que tem como tema "Biblioteca Comunitária da UFPI: 25 anos no protagonismo, valorização e disseminação da informação para a sociedade piauiense”.
Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB)
Fundada no ano de 1973, a atual Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco antes era denominada de Biblioteca Central. A partir do ano de 1995 ela ganhou novas atribuições com o título de Biblioteca Comunitária estendendo também os seus serviços à comunidade externa à UFPI. Para o Bibliotecário Rigoberto Veloso nesses 25 anos a Biblioteca modernizou-se, “tanto no ganho de um novo prédio - o atual - quanto no incremento de tecnologias da informação como o Módulo de Biblioteca no SIGAA com autoatendimento, produto desenvolvido pela equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)”, destaca.
Rigoberto Veloso, Diretor da BCCB
Considerada a maior Biblioteca do Piauí, a BCCB tem cumprido a sua missão tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade interna, já que é uma biblioteca universitária e comunitária. “No contexto da UFPI, temos mais de 110 mil exemplares de livros, cobrindo todo o universo dos cursos ofertados pela instituição. Temos o Repositório Institucional que reúne a produção científica da UFPI, da Pós-Ұܲçã Strictu Sensu. Oferecemos acesso e treinamento do Portal de ʱó徱Dz CAPES”, salienta Rigoberto Veloso.
A programação cultural contará com uma semana de palestras com vários profissionais de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil. As palestras abordarão a função da biblioteca universitária e o seu papel na disseminação da informação e apoio às atividades de ensino e ainda duas temáticas relevantes para a atualidade: o papel das bibliotecas universitárias como centros de produção de conhecimento dentro das instituições de ensino superior e os desafios das bibliotecas em tempos de informação em rede (combate a desinformação e fake news).
Por meio da equipe de profissionais bibliotecários, assistentes administrativos, colaboradores terceirizados e bolsistas a BCCB tem se empenhado em oferecer serviços de excelência em informação colaborando com a qualidade do ensino do ensino da UFPI e suprindo as necessidades de informação tanto da comunidade acadêmica quanto a comunidade externa que procura a Instituição. Por isso para comemorar os 25 anos também acontecerá uma serie de publicações no da biblioteca mostrando toda a estrutura administrativa, serviços ofertados e a equipe da BCCB.
Seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Gestor de Crise da UFPI, as Bibliotecas estão fechadas fisicamente. No entanto a BCCB continua funcionando remotamente. “Continuamos oferecendo remotamente os principais serviços à comunidade acadêmica como a elaboração de fichas catalográficas, emissão de nada consta, minicursos e treinamentos. Já temos um protocolo definido para a reabertura da Biblioteca Comunitária e as outras oito setoriais que compõe o Sistema de Bibliotecas da UFPI. Queremos que este retorno seja seguro tanto para os nossos servidores quanto para os nossos usuários”, conclui o bibliotecário Rigoberto.
Confira programação:
24/08 (Segunda-feira)
25/08 (Terça-feira)
26/08 (Quarta-feira)
27/08 (Quinta-feira)
Confira aqui uma breve biografia profissional dos palestrantes.