Líderes do Grupo Comum apresentam resultados de produções acadêmicas em mesa temática durante VIII Encontro da Ulepicc-Brasil

Idealizado em 2010, o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM) da гٸ (UFPI) vem ganhando notoriedade nacional e internacional com suas pesquisas e obras acadêmicas voltadas não apenas para questões relacionadas ao mercado da comunicação, mas também as discussões contemporâneas e emergenciais decorrentes da inserção das tecnologias digitais na sociedade. Participando de um desses eventos renomados, especificamente na do Encontro da (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), o Grupo Comum exibiu nesta segunda-feira (19) suas principais atividades e obras na área da Economia Política do Jornalismo (EPJ).

A participação foi durante a exibição do Grupo de Trabalho (GT) 5 “Economia Política do Jornalismo” no evento, coordenado por uma das pesquisadoras integrantes do Grupo Comum, a professora Juliana Fernandes Teixeira, que é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas e em Ciências da Comunicação e líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII).

Em seguida para a abertura da mesa, a líder do Grupo Comum, doutora em Ciências da Comunicação e pós-doutora em Comunicação e Artes, Jacqueline Lima Dourado, apresentou pesquisa sobre a fundação do grupo de pesquisa, a memória do pesquisador Valério Cruz Brittos e de sua atuação na Economia Política do Jornalismo, além da expansão das produções acadêmicas na Economia Política do Jornalismo e da citação dos ex-membros e atuais integrantes que realizam pesquisas na área.

Grupo COMUM UFPI na ULEPICC 2020.png

Grupo COMUM/UFPI na Ulepicc 2020. Da esquerda para a direita: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, Prof.ª Dr.ª Juliana Fernandes Teixeira, Me. Renan da Silva Marques, Mestranda Marta Alencar, Mestrando Nicolas Barbosa e Prof.ª Dr.ª Denise Maria Moura da Silva Lopes.

 

Ainda durante o evento, a líder do Grupo Comum, Jacqueline Lima Dourado, tratou do cenário atual do mercado jornalístico e suas mutações decorrentes das crises cíclicas do capitalismo, incluindo a precarização do trabalho jornalístico e as demissões em massa no Piauí, além de outros temas estudados e abordados em pesquisas pela Economia Política do Jornalismo.

Após a explanação da professora Jacqueline Lima Dourado, a vice-líder do Grupo Comum e a doutora em Comunicação e Cultura, Denise Maria Moura da Silva Lopes, apresentou a Economia Política do Jornalismo no Brasil, o volume de publicações em revistas científicas, publicação de livros especializados, além da abertura de programas de pós-graduação com pesquisadores dedicados à EPJ. Posteriormente, o professor e doutor em Comunicação, Cristiano Pinto Anunciação, abordou sobre as teorias do Jornalismo e a importância dos estudos da Economia Política do Jornalismo.

Após a exibição da mesa temática do GT, três membros do Grupo Comum apresentaram suas pesquisas: o mestrando em Comunicação, Nicolas Barbosa, com o trabalho “Modelos de negócios do webjornalismo local. Análise descritiva do website Riachão Net de Picos – Piauí”; o mestre em Comunicação, Renan da Silva Marques, com o “Economia de Francisco: proposições da Economia Política da Comunicação e da Economia Política do Jornalismo” e a mestranda em Comunicação, Marta Alencar, com o trabalho “Modelos de negócios das agências de fact-checking Lupa e Aos Fatos: A terceirização da credibilidade jornalística”.

A oitava edição da Ulepicc-Brasil, excepcionalmente na modalidade virtual, será promovida até o dia 23 de outubro.