SALIPI 2024: Obra aborda ressignificação de práticas pedagógicas no ensino de História

WhatsApp_Image_2024-06-13_at_11.58.55.jpeg

Bate-Papo com o professor Jurandir Gonçalves Lima

O ensino de história tem uma importância que vai além do aspecto social, desempenhando um papel crucial na transmissão de valores para a sociedade. Nesse contexto, o Bate-Papo Literário da quarta-feira (12) contou com a participação do professor Jurandir Gonçalves Lima, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE) da гٸ (UFPI). Ele discutiu seu livro “(Re) significando práticas pedagógicas no ensino de história: o/a professor/a diante da reflexão da sua prática’’ durante a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A obra, publicada pela EDUFPI, está disponível no site da editora.

livro_ensino_de_história-2.jpg

Professor do DEFE, Jurandir Gonçalves Lima

Na obra, o professor analisa práticas efetivas no ensino de história na educação básica. De acordo com ele, o livro foi baseado em sua experiência no programa de pós-graduação. "Esse livro é uma parte da minha dissertação de mestrado. O texto tem o objetivo de orientar estudantes da graduação e pós-graduação em suas práticas metodológicas", afirma.

Ainda segundo o professor, o texto visa guiar futuros profissionais no processo de sua prática metodológica, reforçando sua formação acadêmica. “Então, esse texto tem o objetivo de orientar estudantes da graduação e também da pós-graduação. Eu sou professor de metodologia científica e enfrentávamos dificuldades para que os alunos conseguissem executar o passo a passo metodológico, que deve caminhar juntamente com a teoria”, explica.