I SEMPREV tem início com debates sobre o enfrentamento das violências no ambiente escolar

Solenidade de abertura do I SEMPREV

Na manhã desta quinta-feira (03/07), teve início o I Seminário Meio-Norte para Formação de Professores da Educação Básica sobre o Enfrentamento às Violências (I SEMPREV). A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da гٸ (UFPI). Ao longo de três dias, o evento propõe diálogos, reflexões e discussões sobre formas de agir diante das diversas formas de violência que afetam o ambiente escolar.

Promovido pelo Grupo de Estudos em Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT/UFPI), o I SEMPREV é voltado para professores da educação básica, profissionais das áreas da educação e da saúde, além de estudantes. O principal objetivo é propor estratégias práticas para o enfrentamento das múltiplas violências presentes nas escolas, levando em conta as especificidades de cada contexto educacional.

O seminário conta com o apoio da Pró-Reitoria de ٱԲã e Cultura (PREXC) e da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Ұܲçã (PRPG), do Programa de Pós-Ұܲçã em Enfermagem da UFPI (PPGEnf), das Secretarias Estaduais de Educação do Piauí e do Maranhão, além do incentivo financeiro do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Diretor do CCS/UFPI, Arquimedes Cardoso

Durante a abertura, o professor Arquimedes Cavalcante Cardoso, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), destacou a relevância do evento na atual conjuntura. “O seminário promove uma discussão não apenas sobre as causas da violência, mas também sobre estratégias de prevenção e intervenção, reforçando a importância da cultura de paz, do respeito ao outro e da construção de relações saudáveis entre alunos, professores e a comunidade escolar. Também será abordada a escuta ativa, o diálogo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para o enfrentamento construtivo dos conflitos”, afirmou.

Coordenadora do I SEMPREV, professora Márcia Astrês

A professora Márcia Astrês Fernandes, coordenadora do I SEMPREV e docente do Departamento de Enfermagem da UFPI, reforçou a necessidade de ações intersetoriais para o enfrentamento das violências. “Enfrentar essas situações exige coragem, mas também união entre educadores, profissionais da saúde, gestores, famílias e, sobretudo, a escuta ativa daqueles que mais precisam ser ouvidos: nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Estudante de Enfermagem, Camyla Rodrigues

Para Camyla Rodrigues, estudante do 7º período de Enfermagem, o evento tem grande importância para a formação de profissionais mais preparados para lidar com a realidade escolar. “O seminário é muito relevante por promover essa integração entre educação e saúde. Como futura profissional, considero essencial esse debate, já que atuamos diretamente com jovens e adolescentes. As violências – físicas, psicológicas e, cada vez mais, as virtuais – são temas que precisam ser discutidos com profundidade”, enfatizou.

O dispositivo de honra da solenidade de abertura foi composto pelo professor Arquimedes Cavalcante Cardoso (CCS); professora Márcia Astrês Fernandes (coordenadora do evento); professora Maria Zélia de Araújo Madeira (representando a coordenação do PPGEnf); Viviane Holanda Barros Carvalhedo (superintendente da SEDUC-PI, representando o Secretário de Educação, Washington Bandeira); Eliésio Campelo Lima (gestor da Unidade Regional de Educação de Timon, da SEDUC-MA); e Amanda Alves de Alencar Ribeiro (doutoranda do PPGEnf e representante do GEPSAMT/UFPI).

A programação do I SEMPREV inclui mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, conferências, lançamento de materiais educativos e minicursos. O evento segue até sábado (05/07).

Para mais informações, acompanhe o perfil oficial no Instagram: