HU-UFPI realiza mutirão com previsão de mais de 300 atendimentos no dia 5 de julho

Mobilização faz parte do programa Agora Tem Especialistas e visa a redução das filas do SUS. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O Hospital Universitário da гٸ (HU-UFPI/Ebserh) participará do Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, no próximo sábado (05), às 7h. Ação concentrada tem o objetivo de agilizar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A mobilização é coordenada pela Empresa Brasileira de çDz Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais universitários federais administrados pela estatal, com expectativa de aproximadamente 8 mil atendimentos em todo o país.

No HU-UFPI, estão previstos 339 procedimentos neste sábado. No bloco cirúrgico, serão realizadas 10 cirurgias na área de oftalmologia, 4 em ortopedia, 3 em urologia, 15 em cirurgia geral e 5 implantes de marcapasso.

Na hemodinâmica, estão programados 5 cateterismos diagnósticos e 5 angioplastias. Já na área de exames especializados, serão realizados: 50 ecodopplercardiogramas, 30 mamografias, 20 densitometrias ósseas, 10 colposcopias, 30 histeroscopias diagnósticas, 30 endoscopias digestivas, 15 colonoscopias e 20 espirometrias.

Nos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, haverá a inserção de 10 DIUs hormonais e 20 pequenas cirurgias dermatológicas.

Na área de consultas especializadas, serão ofertados 18 atendimentos em cardiologia (arritmologia), 20 atendimentos de psicologia voltados a pacientes oncológicos, 4 atendimentos de nutrição e 15 de cirurgia vascular.

A proposta é aproveitar ao máximo a infraestrutura do hospital para contribuir com a redução das filas de regulação do município. Diferentemente de um mutirão de portas abertas, a mobilização no HU-UFPI é destinada exclusivamente a pacientes que já estavam na fila de espera do hospital e que foram previamente agendados pela equipe assistencial responsável pela organização.

“Vamos atender pacientes de diversas especialidades, realizando cirurgias, exames e consultas, sempre prezando pela qualidade do atendimento e pela segurança do paciente. Os residentes de medicina e das áreas multiprofissionais, como enfermagem, nutrição e fisioterapia, também estarão envolvidos. Será um dia bastante produtivo, no qual vamos antecipar esses atendimentos para o sábado”, afirma o médico Luís Gustavo Reinaldo, cirurgião e chefe da Divisão Médica do HU-UFPI.

“Há uma demanda muito grande, não só de procedimentos cirúrgicos, mas também de consultas e exames diagnósticos. O que estamos buscando é reduzir o tempo de espera nessas filas e ampliar o volume de atendimentos. Por isso, os dias com capacidade ociosa, como os sábados, serão utilizados para realizarmos o maior número possível de procedimentos, sejam eles diagnósticos, terapêuticos ou cirúrgicos, inclusive pequenas cirurgias”, destaca o superintendente do HU-UFPI, André Gonçalves.

“O que pudermos fazer para reduzir o tempo de espera do paciente, nós vamos fazer. Queremos dar essa resposta à população, e isso será feito com o apoio da Ebserh e do Ministério da Saúde. Temos plena consciência da nossa responsabilidade como hospital terciário de referência no Estado, e toda a equipe está engajada nessa missão”, finaliza o superintendente.

Saiba mais

Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh.  Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS, por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais (HUFs).

A parceria segue o mesmo modelo do “Dia E: Ebserh em Ação” realizado no ano passado, quando foram feitos nos HUFs quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços especializados.

Sobre o HU-UFPI

O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de çDz Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Com informações de HU-UFPI