Comunidade teve acesso aos projetos de inovação da Universidade
A гٸ (UFPI) foi palco para o Pré-NEON, etapa preparatória para o Nordeste On (NEON), um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da região. O evento aconteceu na quarta-feira (2), no Cine Teatro.
O NEON é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com foco na valorização de pequenos negócios inovadores baseados no Nordeste. A proposta é fortalecer a marca regional como uma rede fértil e global de inovação.
Pró-reitor da PROPESQI, Rodrigo Veras
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Rodrigo Veras, durante o evento, sete startups da UFPI foram apresentadas a investidores de todo o Nordeste. "Eles estiveram aqui para nos conhecer e a gente teve a oportunidade de apresentar sete startups, que são filhas da гٸ. E aí, a partir de hoje, no Centro de Convenções, a nossa Universidade está com um estande onde a gente vai apresentar, além dessas que foram apresentadas hoje, outras startups para todo o Nordeste", destacou.
Gerente de Inovação Tecnológica da PROPESQI, Elayne Figueiredo
A gerente de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), Elayne Figueiredo, contou que a UFPI foi selecionada para este evento por ser uma Instituição com muitas startups de destaque.
"A expectativa que a gente tem aqui, com a preparação e organização desse evento, é que, de fato, a gente consiga fazer uma conexão entre as startups da UFPI e as personalidades que estão no NEON", relatou.
Isabel Sales
Conforme Isabel Sales, articuladora do setorial do comercial do SEBRAE, a UFPI foi escolhida pelo evento através de uma curadoria que escolhia as instituições com maior potencial tecnológico e inovador do Piauí.
"A gente fez uma curadoria de tudo que tem de projetos inovadores aqui no Piauí, para que as pessoas que estão vindo para esse evento possam conhecer o que o estado oferece de melhor, de mais tecnológico, de mais inovador. Então a gente fez essa curadoria. A UFPI é um desses pontos que escolhemos para que as pessoas que viessem para esse evento pudessem prestigia", disse.
Estudante da UFPI, Pedro Wesley, apresenta produtos da empresa EcoBFit
O estudante de Química da UFPI, Pedro Wesley, é colaborador da empresa EcoBFit, e esteve presente no evento com seus produtos oriundos do coco babaçu, que são alimentos sem lactose, sem proteínas lácteas e sem glúten.
"Estamos vendendo alguns produtos, todos eles são a base do babaçu, a gente tem um bolo, tem torta e todos eles vêm diretamente do babaçu, todos são zero lactose e zero glúten", destacou.
Na ocasião, a UFPI apresentou projetos e startups que evidenciam seu papel estratégico no desenvolvimento sustentável do Piauí. Entre as startups participantes estão: IATrain, Goattech Technologic Innovation, Biotechnology in Health, Fitofit, Buriti Bioespuma, Emooe e CESU/UFPI. Também foram exibidos os projetos Monutri, Oxente Mudas, Licor Petrichor, Mel Tony, Purificar e Pão da Chica.
Confira mais fotos: