A cerimônia contou com a presença de formandos dos Cursos em Licenciatura em Artes Visuais, Ciências da Natureza, Educação Física, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia.
A emoção e o sentimento de vitória dos 170 formandos do Campus Teresina do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da гٸ (UFPI) preencheram o Espaço Cultural Noé Mendes, que na noite dessa quinta-feira (16) foi palco da solenidade de colação de grau dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências da Natureza, Educação Física, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia.
“Hoje é um dia muito importante não só pela cerimônia, mas pelo o conhecimento adquirido. Eu tenho certeza que não vou esquecer desse momento nunca, porque eu estou muito feliz”, declarou Ana Lúcia Almeida, formanda da turma I do curso de Pedagogia do PARFOR/UFPI.
Ana Lúcia se preparando para solenidade de formatura
A solenidade de outorga de grau foi conduzida pela vice-reitora e reitora em exercício, professora Dr.ª Nadir Nogueira que compôs a mesa oficial da solenidade de formatura ao lado da Pró-Reitora de Ensino de Ұܲçã, professora Drª. Maria do Socorro Leal Lopes e da Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Ms. Glória Ferro. Também fizeram parte da mesa diretiva o professor Dr. Francisco Alcides do Nascimento, o professor Dr. João Benvindo de Moura; a professora Drª. Liane Mendes Feitosa Soares; a professora MS. Leontina Pereira Lopes; a professora Drª. Jane Bezerra; a professora MS. Maria do Socorro Santos Leal Paixão; a professora Ms. Elaine Ignácio; a professora Ms. Leyla Regis de Meneses Sousa; a professora Amparo Maria da Silva e a professora Maria da Conceição Machado, na figura de patronos e paraninfos.
Coordenadores de Curso do PARFOR/UFPI e professores homenageados que fizeram parte da história dos formandos também prestigiaram o evento.
Mesa oficial da solenidade de colação de grau dos alunos do PARFOR/UFPI
Segundo a professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, a colação de grau é um momento de muita emoção, por simbolizar o resultado de anos de dedicação em prol de um trabalho que tem a missão de melhorar a qualidade da Educação Básica.
A formanda Maria da Cruz Freire ao lado da Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro
Prestigiar
A arquibancada do Espaço Cultural Noé Mendes que conta com 1.147 assentos estava lotada de pais, familiares e amigos que foram prestigiar o “grande dia” dos alunos concludentes do Programa. O José Deci, formando da turma II do curso de Pedagogia recebeu todo apoio e carinho de seus parentes, que compareceram em peso à cerimônia. O momento representou um marco na carreira do professor José, que além das experiências adquiridas em sala de aula, agora conta com uma base acadêmico-científica que lhe auxilia no desenvolvimento de práticas pedagógicas de mais qualidade.
Família do formando José Deci se reúne antes da abertura oficial da solenidade de formatura
Familiares e amigos marcam presença em solenidade de formatura dos alunos do PARFOR/UFPI
Realização de Um Sonho
“A formatura representa para mim uma grande conquista. Depois de uma intensa batalha que nós enfrentamos nesses quatro anos, nessa corrida contra o tempo, pois muitos trabalham e tem família. Esse dia é muito especial”.
O depoimento acima é da formanda Maria de Deus, do curso de Artes Visuais, que há 10 anos leciona para alunos da Educação Básica. Por meio do PARFOR da UFPI ela não só conquistou o seu primeiro diploma, mas também a sua liberdade.
“Percebi que estávamos trabalhando dentro de uma bolha. Ao entrar no PARFOR, foi como se nós tivéssemos nos libertado, descobrimos novas maneiras de trabalhar com as crianças, com o lúdico. Então o PARFOR/UFPI foi uma grande abertura para o nosso conhecimento, que estava um pouco vago”, frisou Maria de Deus.
A formanda Maria de Deus acompanhada das filhas Kellen de Deus e Karen de Deus (5 anos) e Camila de Deus (10 anos)
A emoção de conquistar o canudo não foi diferente para o formando José Givanildo da Silva, do curso de Matemática - 2ª Licenciatura. A primeira formação do professor José é em Pedagogia pela a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mas sua paixão mesmo sempre foi pela a Matemática.
“Eu fiz Pedagogia por não haver outra área na época. Não foi opcional. E quando veio a oportunidade do PARFOR, me inscrevi e graças a Deus fui selecionado. Hoje estou realizado por está graduado na área em que eu trabalho há 16 anos e me identifico muito, sou apaixonado pela a Matemática”, declarou José Givanildo.
ܱçã
Assim como outros formandos, José Givanildo revelou que enfrentou muitos obstáculos durante o curso, mas depois do caminho percorrido, tudo o que restou foi gratidão e uma imensa alegria.
“Nós temos muito a agradecer à гٸ, por abrir as portas do PARFOR, que muitos chamavam de “PARVÓ” por conta da idade dos alunos (risos). Foi um curso muito bom para todos nós, apesar de toda a correria, porque nós temos aula no período de férias. Às vezes havia dificuldade para as escolas nos cederem, mas graças a Deus deu tudo certo. Agora estamos aqui com a graça de Deus, para colar mais um grau”, lembrou José Givanildo.
O formando José Givanildo aguarda empolgado o momento de vestir a beca de formatura
Próximas Formaturas
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da гٸ (UFPI) irá realizar nos dias 23, 28 e 29 de abril solenidades de formatura nos câmpus de Parnaíba, Floriano e Picos, respectivamente.
Mais depoimentos
“Estou muito ansiosa, mas realizada. Já estou desempenhado meu papel como pedagoga. E eu estou muito feliz por ter participado do PARFOR, onde eu fui muito bem tratada por todos os professores e coordenadores. Me formar era um sonho meu e o PARFOR/UFPI me deu essa oportunidade. Agradeço à Deus pela oportunidade de está aqui hoje – formanda - graças ao PARFOR. O Programa me proporcionou tudo de bom”, Maria Neuma de Carvalho, formanda do curso de Pedagogia, turma III.
Da esquerda para a direita, a formanda do curso de Pedagogia Maria da Cruz Freire, a Coordenadora do Curso de Pedagogia do PARFOR/UFPI, professora Janete Diane Nogueira Paranhos e a formanda Maria Neuma de Carvalho
“Para mim está sendo primordial, está sendo único, apesar de ser a minha segunda licenciatura. O curso só contribuiu para eu melhorar cada vez mais na minha profissão, só aumentou ainda mais a minha paixão pela licenciatura”, Geórgia da Cruz Nunes, formanda de História - 2ª licenciatura.
Geórgia da Cruz Nunes, formanda de História festeja colação de grau com a família